sábado, 17 de agosto de 2013

Exemplos brasileiros provam que é possível apostar na microgeração



Durante o Microgerar várias iniciativas brasileiras, de todas as regiões, serão apresentadas como projetos bem sucedidos e prova de que com regulação, legislação e vontade política é possível apostar na microgeração distribuída como forma de incrementar a renda no campo e na cidade e promover a inclusão social.  Destaque para as entidades associadas da Renove, as quais algumas com mais de duas décadas de existência mantêm projetos em funcionamento até hoje, tornando-se referencia mundial.
O IDEAAS (www.ideaas.org.br ), instituição coordenada pelo atual presidente da Renove, Fábio Rosa, é um exemplo. Seus projetos de acesso à energia no Rio Grande do Sul, na Amazônia eem campos de refugiados na África o fizeram conhecido como um dos maiores empreendedores sociais na área de energia no mundo.
Já o IDER (www.ider.org.br ), sediado no Ceará, atua com comunidades nordestinas desenvolvendo tecnologias sociais com energias renováveis para secagem de algas marinhas e frutos, e o desenvolvimento de fogões ecoeficientes, que reduzem o consumo de lenha em até 80%, alem de capacitação para energias renováveis e eficiência energética em todo o continente.
De São Paulo, a Sociedade do Sol (www.sosol.org.br) desenvolve um aquecedor solar de baixo custo que pode ser montado pelo próprio indivíduo em sua casa ou estabelecimento, proporcionando uma redução na tarifa elétrica de mais de 30% em muitos casos.
O uso de energias renováveis na melhoria das condições agrícolas para pequenos agricultores e cooperativas de extrativistas é a temática do Instituto Eco Engenho, de Alagoas (www.ecoengenho.org.br) , cujas iniciativas já foram replicadas em Moçambique. Já o entendimento do mercado de carbono e o aproveitamento do biogás tanto em propriedades agrícolas como em pequenas cidades são a área de atuação da Consciência Lima (www.consciencialimpa.org.br).
Da região Amazônica a Renove traz dois importantes associados: o Projeto Saúde e Alegria (PSA, www.saudeealegria.org.br) e o Instituto Mamirauá (www.mamiraua.org.br) . O primeiro mantém uma ampla rede de comunicadores, apoiadores e militantes no meio amazônica, que ultrapassa os limites do Brasil e do rio Tapajós, região onde está situado. Foi de sua iniciativa o primeiro barco-hospital do pais, experiência que motivou a replicação do projeto no Rio Vitória, na África. Já o Instituto Mamirauá atua na região do médio Solimões, desenvolvendo pesquisa, manejo e assessoria técnica e levando energia a comunidades que nunca poderão ser atendidas pelas redes de distribuição convencionais.  
De Santa Catarina, o Instituto Ideal (www.institutoideal.org) apresentará suas iniciativas junto ao público acadêmico do Mercosul, com concursos de monografias, e o desenvolvimento de estudos que visam ampliar o mercado da energia solar  no continente, através de uma iniciativa chamada América do Sol. Voltando ao Nordeste, o Instituto Joazeiro (www.institutojoazeiro.org.br), do Ceará, mostrará seus trabalhos envolvendo energias renováveis, uso racional da água e segurança alimentar. E do Distrito Federal , a Funatura (www.funatura.org.br)  apresenta os projetos que visam a manutenção da diversidade biológica do Cerrado e do Pantanal.

A Renove é constituída por muitas outras ONGs brasileiras, cujos links estão disponíveis no site da instituição. As acima citadas estarão presentes no 4o Microgerar. Participe do evento, inscreva-se e conheça pessoalmente essas importantes iniciativas da maior rede brasileira de organizações da sociedade civil para as energias renováveis.